segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A prisão na Noruega é mais agradável do que tirar férias!

Quase nem dá pra acreditar que as imagens abaixo são de uma prisão na Noruega chamada Halden. Com certeza é muito melhor passar um tempo nesta prisão do que tirar férias e ir viajar a certos lugares.

Para aliviar os fardos psicológicos da prisão, os planejadores de Halden gastaram cerca de 1 milhão de dólares em pinturas, fotografia e instalações de luz.

Há também um estúdio de gravação com uma mesa de mixagem profissional na sala de professores de música, que se referem aos prisioneiros como "alunos" e nunca "prisioneiros". Lá eles aprender a tocar piano, guitarra, bongôs e muito mais.

Os guardas da prisão da Noruega passam por dois anos de treinamento em uma academia de policiais e desfrutam de um status elevado em comparação com os guardas dos EUA e Grã-Bretanha. Sua descrição oficial de trabalho afirma que devem motivar os internos para se tornarem mais esclarecidos e reabilitados.


Os prisioneiros de 10 à 12 celas compartilham uma cozinha e sala de estar, onde os prisioneiros preparam suas refeições à noite e relaxam após um dia de trabalho. Nenhuma das janelas em Halden têm grades.

Arquitetos de Halden preservam árvores em todo o local de 30 hectares para obscurecer a parede de alta segurança de 6 metros altura que rodeia o perímetro, a fim de minimizar a sensação institucional e, nas palavras de um arquiteto, para "deixar os presos ver todas as estações do ano." Bancos e tabuleiros de xadrez de pedra marcam este caminho.

Presos noruegueses perdem o direito à liberdade, mas não perdem serviços como cuidados de saúde. Dentistas, médicos, enfermeiros e até bibliotecários trabalham no município local, fazendo com que essas prisões tenham esses tipos de cuidados.

Os guardas de segurança organizam atividades das 8:00-20:00. É uma oportunidade para os detentos de pegar um novo hobby, mas também uma parte da estratégia de segurança dinâmica das prisões: os presos ocupados são menos propensos a atacar os guardas e um ao outro.


A sentença máxima na Noruega, até mesmo por homicídio é de 21 anos. Como a maioria dos detentos acabará voltando para a sociedade, prisões imitam o mundo exterior, tanto quanto possível para prepará-los para a liberdade.



Para ajudar os detentos a desenvolvem rotinas e reduzirem a monotonia do confinamento, os alojamentos, áreas de trabalho e centros de atividade em todo o fundamento da prisão de Halden tem um design super diferente e descontraído.




Nenhum comentário:

Postar um comentário