Tais animais ficaram excluídos da região por 70 anos, o que gerou aumento descontrolável de veados.
|
"Um vídeo sobre o poder de um ecossistema em equilíbrio está tomando conta das redes sociais. Trata-se da história de como o Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, ganhou nova vida após um programa de reintrodução de lobos em 1995.
Tais animais ficaram excluídos da região por 70 anos, o que gerou aumento descontrolável no número de veados. Outra consequência foi que, em pouquíssimo tempo, reduziu a maior parte da vegetação.
Com escassas espécies vegetais e animais, o parque lançou um projeto para introduzir novamente os lobos e os resultados logo foram percebidos. Os veados logo começaram a evitar certas áreas com o intuito de não serem presas fáceis, isso fez com que certas regiões começassem a se regenerar.
Esta recuperação atraiu animais como castores que, por sua vez, geraram habitats para outras espécies. Em pouco tempo, havia lontras, ratos, patos, peixes, anfíbios e aves. O que se viu foi um ciclo de impactos positivos, que culminou na mudança do curso dos rios.
“Mais piscinas naturais se formaram, cascatas surgiram, todas as mudanças sendo ótimas para o habitat de vida selvagem. As águas mudam e se adaptaram em resposta aos lobos, e a razão foi que a regeneração da floresta os estabilizou, deixando-os fixos em seus cursos”, afirma o jornalista e ambientalista britânico George Monbiot, que narra o vídeo. Dessa forma, os lobos mudaram o ecossistema do Parque Nacional de Yellowstone e também sua geografia.
O fato surpreendeu diversos especialistas que temiam o programa de reintrodução, até mesmo o Serviço Nacional de Parques não era favorável à medida. Com o título “A incrível história de quando a ciência se curvou diante da soberania da natureza”, o site Social Fly divulgou o vídeo tendo o cuidado de antes inserir legendas em português. Confira abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário