Pink Floyd
Pink Floyd foi uma banda de rock britânica formada em Cambridge, Inglaterra, em 1965, que atingiu sucesso internacional com sua música psicodélica e progressiva. Seu trabalho foi marcado pelo uso de letras filosóficas, experimentações musicais, capas de álbuns inovativas e shows elaborados. Pink Floyd é um dos grupos de rock mais influentes e comercialmente bem-sucedidos da história, tendo vendido mais de 200 milhões de álbuns ao redor do mundo.
A banda, originalmente,
consistiu dos estudantes Roger Waters, Nick Mason, Richard Wright e Syd
Barrett. Fundado em 1965, eles, inicialmente, tornaram-se populares
tocando no cenário underground londrino, no fim dos anos 60. Sob a
liderança de Barrett, lançaram dois singles ("Arnold Layne" e "See Emily
Play") e um bem-sucedido álbum de estreia, The Piper at the Gates of
Dawn, de 1967. O guitarrista e vocalista David Gilmour juntou-se à banda
em 1968, meses após a saída de Barrett do grupo, devido ao seu estado
de deterioração mental, provocado pelo uso de drogas. Na sequência da
perda de seu principal letrista, Roger Waters tornou-se o principal
compositor e líder conceitual do grupo, com Gilmour assumindo a guitarra
solo e parte dos vocais. Com essa formação o Pink Floyd atingiu o
sucesso internacional com álbuns como The Dark Side of the Moon, Wish
You Were Here, Animals e The Wall.
Wright deixou o grupo em 1979, e
Waters em 1985, mas Gilmour, Mason e, subsequentemente, Wright,
continuaram a gravar e se apresentar. Waters processou-os por questões
legais relacionadas ao uso do nome "Pink Floyd"; todavia, a disputa foi
resolvida com uma decisão que permitiu à Gilmour e Mason que
continuassem a usar o nome, ainda livrando Waters de quaisquer
obrigações contratuais com a banda. Dois álbuns foram lançados após esse
conflito: A Momentary Lapse of Reason e The Division Bell. Após quase
duas décadas de amargor entre seus membros, o Pink Floyd se reuniu em
2005 para uma única apresentação, no concerto para a caridadeLive 8.
Wright morreu em 2008. Os membros restantes — Waters, Gilmour e Mason —
reuniram-se novamente, para um show da The Wall Tour de Waters, em 12 de
maio de 2011, na O2 Arena, em Londres; Gilmour tocou "Comfortably Numb"
com Waters e "Outside the Wall" com Mason e Waters.
![](http://3.bp.blogspot.com/_HWsSuE-HFcg/TSj2EZ7P9EI/AAAAAAAAAPs/7eowgfZCLC4/s1600/Pink+Floyd.jpg)
Em entrevista concedida ao
jornal italiano La Repubblica no dia 3 de fevereiro de 2006, Gilmour
indicava o fim do Pink Floyd, declarando que o célebre grupo não
produzirá qualquer novo material, nem voltará a reunir-se novamente. No
entanto a possibilidade de se fazer uma apresentação similar ao Live 8
não foi descartada tanto por Gilmour ou Mason.
História
Era Syd Barrett (1964–1968)
Os Pink Floyd evoluíram de
uma banda de rock formada em 1964 que teve vários nomes - Sigma 6, The
Meggadeaths, Tea Set e The Abdabs, The Screaming Abdabs, The
Architectural Abdabs. Quando a banda se separou, alguns membros - os
guitarristas Rado "Bob" Klose e Roger Waters, o baterista Nick Mason e o
instrumentista de sopro, Rick Wright - formaram uma nova banda, chamada
"Tea Set". Depois de um pequeno período com o vocalista Chris Dennis, o
guitarrista e vocalista Syd Barrett se juntou a banda, com Waters
mudando para obaixo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifNuQ1KfbQN3LWdfiuwPi8TA5R3Q6f4CrLlQZOg8acdji-tXP0K-onL4gLAcRAzn6Ju2keLLFOe2AbFIvRA_LL4KCvIPhV_AtGNbK0fXp8DqxlVr__5JgUIKqwRH1wWMvz3znnIGyCqNU/s400/Pink_Floyd_1964_2.jpg)
Klose - que era bastante
influenciado pelo jazz, saiu depois de ter gravado somente uma demo,
deixando uma formação diferente com Barrettna guitarra e vocais
principais, Waters no baixo e vocais de apoio, Mason na bateria e
percussão, e Wright revezando nos teclados e vocais de apoio. Barrett
logo começou a escrever suas próprias composições, influenciado pelo
rock psicodélico Norte-americano e britânico (também pelo surf music),
com extravagância e humor. O Pink Floyd se tornou favorito no movimento
underground, tocando em casas como UFO Club, the Marquee Club e The
Roundhouse. No fim de 1966, a banda foi convidada para contribuir com
canções no documentário "Tonite Let's All Make Love in London", de Peter
Whitehead. Eles foram filmados tocando duas faixas, ("Interstellar
Overdrive" e "Nick's Boogie") em janeiro de1967. Apesar de que quase
nenhuma dessas canções tenham participado do filme, elas acabaram sendo
lançadas como "London 1966/1967" em 2005.
Como a popularidade da banda ia
crescendo, os membros formaram a Blackhill Enterprises em outubro de
1966, uma sociedade a seis, com seus agentes Peter Jenner e Andrew King,
lançando os singles, "Arnold Layne", em março de 1967 e, "See Emily
Play". em junho de 1967."Arnold Layne" alcançou o número 20 das paradas
britânicas, e "See Emily Play" alcançou número 6, o que garantiu à banda
a primeira participação em cadeia nacional no programa de TV Top of the
Pops em julho de 1967. Anteriormente, eles haviam aparecido tocando
"Interstellar Overdrive" no UFO Club, em um curto documentário, "It's So
Far Out It's Straight Down". Isso foi ao ar em Março de 1967, mas
apenas transmitido à região de Granada do Reino Unido.
Lançado em Agosto de 1967, o
primeiro álbum da banda, The Piper at the Gates of Dawn, é atualmente
considerado um ótimo exemplo da música psicodélica britânica, e foi bem
recebido pelo críticos da época. Atualmente, é visto como o melhor
primeiro álbum por muitos críticos. As faixas, predominantemente
escritas por Barrett, mostram letras poéticas e uma mistura eclética de
música, desde a faixa de vanguarda com livre-forma, "Interstellar
Overdrive", até canções "assobiavéis" como "The Scarecrow", inspirada
nas Fenlands, uma região rural ao norte de Cambridge (cidade de Barrett,
Waters e Gilmour). As letras eram inteiramente surreais, às vezes
fazendo referência ao folclore, como em "The Gnome". A canção refletia
novas tecnologias de eletrônicos, com o uso constante de espaçamento no
estéreo, edição de fita, efeitos de eco, e teclados. O álbum foi um hit
no Reino Unido, onde alcançou a 6ª posição das paradas, mas não foi
muito bem na América do Norte, alcançando a posição número 131 nas
paradas dos EUA. Durante esse período, a banda excursionou com Jimi
Hendrix, o que ajudou a aumentar sua popularidade. Um fato notável sobre
o disco é que ele foi gravado simultaneamente ao aclamado Sgt. Peppers
Lonely Hearts Club Band dos Beatles, no estúdio da Abbey Road, e os
integrantes das bandas frequentemente se encontravam no corredor e
conversavam sobre influencias musicais. Ambos álbuns são hoje citados
como o início do rock progressivo.
Declínio de Barrett
Enquanto a banda se tornava
mais popular, o stress da vida na estrada e o consumo relevante de
drogas de Syd Barrett deteriorou sua saúde mental. O comportamento de
Barrett foi se tornando cada vez mais imprevisível e estranho, fato
atribuído ao constante uso de LSD. Conta-se que às vezes ele ficava
encarando algum ponto, enquanto a banda tocava; durante algumas
apresentações, ele somente tocaria um acorde o concerto inteiro, ou
aleatoriamente desafinava sua guitarra.
Chegou um momento em que os
outros membros da banda decidiram por simplesmente não levar mais Syd
para os shows. Chamaram então o guitarrista David Gilmour, já conhecido
de Barrett e Waters, e quem ensinou Syd a tocar guitarra, que se juntou à
banda para ajudar Barrett com suas tarefas, apesar de Jeff Beck ter
sido considerado. Inicialmente, esperava-se que Barrett fizesse
composições enquanto Gilmour tocaria nos shows. Mas composições como
"Have You Got It Yet", com progressões de acordes e melodias diferentes a
cada take, fez com que o resto da banda desistisse dessa ideia. O
último show da banda com Barrett foi em 20 de janeiro de 1968, em
Hastings Pier, mas a saída de Barrett só foi formalizada em abril de
1968. Os produtores Jenner e King, decidiram continuar com Syd, o que
pos fim à sociedade Blackhill Enterprises e fez a banda escolher Steve
O'Rourke como empresário, que permaneceu com eles até sua morte em 2003.
Depois de gravar dois álbuns
solo (The Madcap Laughs e Barrett) em 1970 (co-produzido por, e as vezes
com participações de Gilmour, Waters e Wright) com sucesso razoável,
Barrett então foi para reclusão, ideia muitas vezes rebatida por sua
família, que disse não ter sido exatamente assim. Novamente chamado pelo
nome oficial, Roger Keith "Syd" Barrett, viveu uma vida pacata em sua
cidade natal, Cambridge, até sua morte em 7 de Julho de 2006.
Procurando novos caminhos: 1968-1970
Esse foi um período de
experimentações musicais da banda. Cada um dos integrantes do Pink Floyd
- Gilmour, Waters e Wright - contribuía com canções que tinham sua
própria sonoridade e voz, o que resultava num material menos consistente
e coeso que o da era Barrett, quando o som era mais trabalhado. Se
anteriormente Barrett era a voz e o compositor principal, agora Gilmour,
Waters e Wright dividem composições de letras e vozes principais.
Geralmente, Waters escrevia canções mais lentas, com melodias de Jazz,
linhas de baixos complexas e dominantes, e letras simbólicas; Gilmour
focava-se em jams de blues levadas pela guitarra; e Wright preferia
melodias pesadas psicodélicas de teclado. Diferente de Waters, Gilmour e
Wright preferiam faixas que tinham letras simples ou que fossem
puramente instrumentais. Alguns números músicais mais experimentais da
banda são desse período, como "A Sauceful of Secrets", contendo bastante
barulhos, feedback (realimentação), percussões, osciladores, loops; e
"Careful with That Axe, Eugene" (que foi chamada por vários outros nomes
também), uma faixa levada por Waters, com baixo e um pesado improviso
de teclado, culminando em uma bateria forte, e gritos de Waters.
![](https://www.morrisonhotelgallery.com/images/medium/PinkFloydLeedsRettie005MHG.jpg)
Enquanto Barrett escreveu
praticamente todo o primeiro álbum, nesse álbum ele participa das
composições com "Jugband Blues". Barrett também tocou nas faixas
"Remember A Day" (gravada durante as sessões do The Piper) e "Set The
Controls For The Heart Of The Sun" (a única faixa que apresenta Barrett e
Gilmour dividindo as guitarras). "A Saucerful of Secrets" foi lançado
em junho de 1968, alcançando número 9 das paradas do Reino Unido e se
tornando o único álbum do Pink Floyd que não apareceu nas paradas dos
EUA. De algum jeito, apesar da saída de Barrett, o álbum ainda contém
bastante da sonoridade psicodélica combinada com mais música
experimental que seria amplamente mostrada em Ummagumma. A faixa
principal, A Saucerful of Secrets, com doze minutos de duração, chegou
ao estilo épico de duração que composições futuras chegariam. Se o álbum
foi mal recebido pelos críticos da época, muitos críticos de hoje
tendem a ser mais leves nas críticas dentro do contexto da carreira do
Pink Floyd.
Os Pink Floyd foram recrutados
pelo diretor Barbet Schroeder para produzir uma trilha sonora para um
filme seu, "More", que estreou em maio de1969. A obra foi lançada como
um álbum do Floyd em seu próprio direito, Music From the Film More
(também chamado simplesmente como"More"), alcançando o nono lugar das
paradas do Reino Unido e chegando ao 153º lugar das paradas dos EUA em
1969. Críticos tendem a achar o conjunto da música para o filme como
remendada e desigual. A banda usaria isso e sessões de trilha sonoras
futuras para produzir trabalhos que não se encaixavam na ideia do que
deveria aparecer em um álbum do Pink Floyd; a maioria das faixas do
"More" foram canções folk, acústicas. Duas dessas canções, "Green Is the
Colour" e "Cymbaline", se tornaram comuns em repertórios da banda por
um tempo e também parte do suite "The Man & The Journey", como pode
ser ouvido em muitas gravações de bootlegs desse período. "Cymbaline"
também foi a primeira canção do Pink Floyd a lidar com a atitude cínica
de Waters contra a indústria fonográfica explicitamente. O resto do
álbum consiste em canções incidentais de vanguarda da trilha (algumas
dessas também fizeram parte do concerto The Man/The Journey) e algumas
faixas de rock mais pesadas jogadas no meio, como "The Nile Song".
O próximo álbum, o quadruplo
Ummagumma, foi uma mistura de gravações ao vivo e experimentações de
estúdio dos membros, em que cada um gravou metade do lado do vinil como
um projeto solo (a noiva de Mason da época faz uma contribuição
não-creditada como flautista). Apesar do álbum ter as gravações solo e
ao vivo, era esperado originalmente que fosse uma mistura de vanguarda,
de sons de instrumentos "achados". As conseqüentes dificuldades de
gravação e falta de organização em grupo levou ao fechamento desse
projeto. O título é uma gíria sexual de Cambridge e reflete a atitude da
banda naquela época. A banda foi amplamenteexperimental no álbum de
estúdio, que contém a composição puramente folk de Waters "Grantchester
Meadows", uma peça de piano dissonante, "Sysyphus", uma composição com
uma textura mais progressiva, "The Narrow Way", e um grande solo de
percussão, "The Grand Vizier's Garden Party". "Several Species of Small
Furry Animals Gathered Together in a Cave and Grooving with a Pict" é
uma canção de 5 minutos, composta inteiramente pela voz de Roger Waters
tocada em diferentes velocidades, resultando em barulhos que lembram
roedores e pássaros. Grande parte do álbum de estúdio já era tocado ao
vivo no concerto conceitual "The Man & The Journey". O álbum ao vivo
apresenta aclamadas performances de algumas das mais populares canções
da era psicodélica deles, fazendo com que o álbum fosse mais bem
recebido pelos críticos do que os dois álbuns anteriores. A obra foi o
trabalho mais popular até essa época, alcançando 5º posição no Reino
Unido e 74º lugar nos EUA.
Antes do lançamento do seu
próximo álbum original, a banda lançou uma coletânea chamada "Relics",
que continha vários singles do começo da carreira e B-sides, além de uma
canção original (estilo Jazz por Waters, "Biding My Time", parte do
concerto "The Man/The Journey", gravada durante as sessões do
'Ummagumma). Eles também contribuíram para a trilha sonora do filme
"Zabriskie Point", apesar de muitas contribuições deles terem sido
descartadas pelo diretor Michelangelo Antonioni.
Era do Estouro 1971-1975
Durante esse período, o Pink
Floyd se distanciou da cena psicodélica e se tornou uma banda distinta,
até dificil de se classificar. Os estilos divergentes dos principais
compositores - Gilmour, Waters e Wright - se amalgamaram em uma
sonoridade única. Essa era contém o que muitos consideram serem dois
álbuns obras-primas da carreira da banda, The Dark Side of the Moon e
Wish You Were Here. O som se tornou mais trabalhado e com colaboração de
todos, incluindo letras filosóficas e linhas de baixos mais aparentes
de Waters, estilo único de guitarra de blues de Gilmour e assustadoras
melodias de teclados e texturas harmônicas de Wright. Gilmour foi o
vocalista dominante desse período, e contribuições de corais femininos e
o saxofone de Dick Parry se tornaram parte do estilo da banda.
A sonoridade da banda foi
consideradamente mais focalizada em Meddle (1971), com a canção épica de
23 minutos, "Echoes", tomando todo o lado B do álbum. "Echoes" é uma
leve canção de rock progressivo com longos solos de guitarra e teclado, e
uma longa seção intermediária consistindo praticamente só de música
sintetizada produzida por guitarras, órgãose sintetizadores,
complementada por um pedal wah wah de guitarra ao contrário.
Conseguiu-se, dessa forma, algo que soava como samplers de albatrozes,
descrito por Waters como um "poema sônico". Meddle foi considerado por
Nick Mason como "o primeiro álbum real do Pink Floyd. Ele introduziu a
ideia de um tema a que o álbum pode ser voltado." O álbum teve som e
estilo bem sucedidos na época em que foi lançado, mas não teve a
presença da orquestra que foi notável em Atom Heart Mother. Meddle
também inclui a atmosférica "One of These Days", uma canção muito
utilizada em concertos, apresentando uma única linha de voz de Nick
Mason ("One of these days, I'm going to cut you into little pieces"),
slide guitardistorcida e com estilo de blues, e uma melodia que, em
certo ponto, se esvai em um pulso sintético, citando o tema de um
clássico programa de TV, Doctor Who. O sentimento melancólico dos
próximos três álbuns está bastante presente em "Fearless". Essa faixa
mostra influência de folk e contém uma substancial slide guitar em "A
Pillow of Winds", uma das únicas canções acústicas do Floyd que lidam
com amor. O papel de Waters como escritor começa a tomar forma com sua
"San Tropez" em estilo de jazz, que ele trouxe praticamente completa
para a banda. Meddle foi recebido entusiasticamente por críticos e fãs e
alcançou 3º lugar no Reino Unido. Nos EUA não passou do 70º lugar. De
acordo com Nick Mason, isso foi em parte porque a Capitol Records não
promoveu o álbum com publicidade suficiente. Hoje, Meddle resiste como
um dos mais aclamados trabalhos da banda.
Obscured By Clouds foi lançado
em 1972 como trilha sonora para o filme La Valle, outro filme
independente de Barbet Schroeder. Foi o primeiro álbum da banda a chegar
ao Top 50 nos EUA (onde alcançou 46º lugar) e chegou ao 6º lugar no
Reino Unido. Embora Mason tenha descrito o álbum anos depois como
"sensacional", ele foi pouco aclamado pelos críticos. As letras de "Free
Four", a primeira canção do Pink Floyd a tocar razoavelmente nas rádios
dos EUA, introduziram os pensamentos da morte do pai de Waters na
Segunda Guerra Mundial, o que se repetiria nos álbuns seguintes. Outras
duas canções do álbum, "Wot's... Uh The Deal" e "Childhood's End",
também lidaram com temas que voltaram a ser usados em álbuns futuros
(solidão e desespero), que se tornariam mais comuns na era liderada por
Roger Waters; e temas que também seriam trabalhados bastante no próximo
álbum, como fixação na vida, morte, e a passagem do tempo. "Childhood's
End", inspirada no livro do Arthur C. Clarke de mesmo nome, foi a última
contribuição de letra de Gilmour por 15 anos. O álbum foi, de modo
geral, diferente em estilo de Meddle, e as vezes até considerado como
folk-rock, blues-rock e levada de piano soft-rock:"Burning Bridges",
"The Gold It's in the..." and "Stay" sãoos melhores exemplos de cada
estilo.
O lançamento com sucesso em
massa de 1973, The Dark Side of the Moon, foi o ápice de popularidade da
banda. O Pink Floyd havia parado de lançar singles depois de "Point Me
at the Sky" em 1968, e nunca havia sido uma banda levada pelos singles
hits, mas Dark Side of the Moon teve um single no Top 20 dos EUA com
"Money".
O álbum foi o primeiro a chegar
ao 1º lugar das paradas dos EUA, e até Dezembro de 2006 havia acumulado
15 milhões de unidades vendidas no mercado americano, tornando-se um dos
álbuns com melhor desempenho comercial da história dos EUA. No mundo
todo, Dark Side superou 40 milhões de cópias vendidas. O álbum ficou no
Top 200 da Billboard por 741 semanas (incluindo 591 semanas
consecutivas, de 1976 até 1988), um feito sem precedentes que
estabeleceu um record mundial. Ele também permaneceu 301 semanas nas
paradas do Reino Unido e, apesar de não ter passado da 2ª posição lá,
foi extremamente bem recebido pelos críticos.O saxofone forma uma parte
importante do som do álbum, expondo a influência de Jazz da banda
(especialmente a de Rick Wright) e cantoras de apoio, fazem uma parte
principal em ajudar a diversificar a textura do álbum. Por exemplo,
canções como "Money" e "Time" são colocadas em ambos sons melancólicos
de slide guitar (remanescente do Meddle) em "Breathe (Reprise)", e
levada, pelo canto feminino "The Great Gig in the Sky" (com Clare Torry
nos vocais principais), enquanto a minimalista em instrumentos "On the
Run" é tocada praticamente inteira em um único sintetizador. Efeitos
sonoros incidentais e partes de entrevistas são apresentadas ao longo
das canções, a maioria delas, gravadas em estúdio. As entrevistas de
Waters começavam com perguntas como "Qual é sua cor favorita?" uma
tentativa em deixar as pessoas mais confortáveis. Então ele perguntava
"Quando foi a última vez que você foi violento? E você estava certo?"
Outras perguntas também eram, "Você tem medo de morrer ?" As letras do
álbum e tentativa de som em descrever as diferentes pressões que a vida
no dia-a-dia atua no ser humano. Esse conceito (concebido por Waters em
uma reunião da banda por perto da mesa da cozinha do Mason) provou ser
poderoso com a banda, e juntos eles fizeram uma lista de temas, vários,
os quais seriam re-utilizados em álbuns seguintes, como o uso de
violência e a futilidade da guerra em "Us and Them", e temas como
insanidade e neurose discutido em "Brain Damage". As complicadas e
precisas formas de engenheiro no som do álbum, com Alan Parsons, ditaram
novos parâmetros para fidelidade de som; o que virou um aspecto
reconhecível da banda, e foi um forte forma no que diz a longa
permanência nas paradas do álbum, enquanto audiófilos constantemente
trocam suas cópias desgastadas.
Procurando capitalizar a sua recém chegada fama, a banda também lançou uma coletânea chamada A Nice Pair, o que foi uma junção dos dois primeiros álbuns, The Piper at the Gates of Dawn e A Saucerful of Secrets. E também foi durante esse período que o diretor Adrian Maben lançou o primeiro filme concerto do Pink Floyd, o Live at Pompeii. O corte original para os cinemas, apresentava a banda tocando em 1971 num anfiteatro em Pompeia com nenhum plateia presente, exceto pela equipe de filmagem e equipe da banda. Maben também gravou entrevistas e os bastidores da banda durante as sessões de gravações do Dark Side of the Moon nos estúdios Abbey Road; apesar da cronologia dos eventos indicar que as sessões de gravação podem ter acontecido depois da gravação, eles promoveram uma olhada no processo envolvido na produção do álbum. Essas filmagens foram incorporadas em futuros lançamentos de Live at Pompeii.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxv6ZUX8RdWS8ptn73-n7pttnpSndd8Gegv0VkQWD7R9VSqfRVS6iwX8slN3kVM-c3HgIB5nvL43AmJNZjnZ6rbKLf0JdKLRfZkeLAqM-52GAkaB6MtSbaaVatmnP3CyK5HourFI6kWGnQ/s1600/pinkfloyd.jpg)
Wish You Were Here, lançado em
1975, carrega um tema abstrato de abstência de qualquer humanidade
dentro da indústria fonográfica e, mais importante, a abstência de Syd
Barrett. Bem conhecido por sua faixa-título, o álbum inclui o grande
instrumental de nove partes "Shine On You Crazy Diamond", um tributo
para Barrett em que as letras lidam explicitamente com seu declínio. A
maioria das influências musicais do passado da banda foram juntas -
teclados atmosféricos, peças de guitarras de blues, solos de saxofone
(por Dick Parry), fusão de Jazz com agressiva slide guitar - nas várias
partes ligadas da suite, culminando numa marcha fúnebre, tocada por
sintetizador, e terminando com uma citação musical do antigo single "See
Emily Play" como final demonstração da liderança inicial de Barrett na
banda. As demais faixas, "Welcome to the Machine" e "Have a Cigar",
criticam duramente a indústria fonográfica e essa última foi cantada por
cantor folk Roy Harper. Essa foi o primeiro álbum do Pink Floyd a
chegar ao 1º lugar das paradas do Reino Unido e dos EUA, e os críticos o
aclamam tão entusiasticamente quanto Dark Side of the Moon.
Em uma história conhecida, um
homem obeso, com cabeça e sobrancelhas inteiramente raspadas, andou pelo
estúdio enquanto a banda mixava "Shine On You Crazy Diamond". A banda
não o reconheceu por um tempo, quando de repente um deles percebeu que
ele era Syd Barrett. Quando perguntado como ele chegou àquele peso, ele
respondeu "Eu tenho uma frigideira grande na cozinha e eu estive comendo
bastante carne de porco". Em uma entrevista em 2001 no documentário da
BBC "Syd Barrett: Crazy Diamond" (lançado posteriormente em DVD como
"The Pink Floyd Story and Syd Barrett Story"), a história é contada por
inteira. Rick Wright disse sobre a sessão, dizendo "Uma coisa que fica
na minha mente, que eu nunca esquecerei; eu estava indo para as sessões
de Shine On. Eu fui ao estúdio e eu vi esse cara sentado no fundo do
estúdio, ele estava distante, do mesmo jeito que eu de você. E eu não o
reconheci. Eu disse - quem é aquele cara atrás de você? -"Aquele é o
Syd". Eu não acreditei… ele havia raspado todo seu cabelo… digo, suas
sobrancelhas, tudo… ele estava pulando para cima e para baixo escovando
seu dente, aquilo foi horrível. E ah, eu estava, quer dizer, Roger
estava em prantos, eu acho que ele estava; nós estávamos em prantos.
Aquilo foi realmente chocante… sete anos sem contato algum e de repente
ele aparece enquanto estávamos fazendo aquela faixa. Eu não sei -
coincidência, carma, destino, quem sabe? Mas aquilo foi, muito, muito
poderoso". No mesmo documentário, Nick Mason disse: "Quando eu penso
sobre isso, eu ainda posso ver seus olhos, mas… foi o resto que estava
diferente". Na mesma entrevista Roger Waters disse: "Eu não tive ideia
de quem ele foi por um bom tempo". David Gilmour contou: "Nenhum de nós
reconheceu ele. Raspado… raspado careca e bem gordo". Na versão
definitiva de 2006 do documentário, as entrevistas com os ex-parceiros
de banda de Barrett estão inclusas sem edição, com bem mais detalhes dos
sentimentos e ações deles, durante o trágico esgotamento e a saída de
Barrett da banda.
Era Roger Waters 1976-1985
Durante essa era, Waters
tomou cada vez mais e mais controle do trabalho do Pink Floyd. Waters
demitiu Wright depois que o The Wall foi terminado, argumentando que
Wright não estava contribuindo muito, em parte por causa do vicio de
cocaína. Waters declarou que Gilmour e Mason apoiaram a decisão para
demiti-lo, mas em 2000 Gilmour declarou que ele e Mason foram contra a
demissão. Nick Mason disse que Wright foi demitido por causa da Columbia
Records que ofereceu a Waters um substancial bônus, para finalizar o
álbum a tempo para um lançamento em 1979. Desde que Wright recusou
voltar mais cedo de suas férias de verão, Waters queria demití-lo.
Wright foi demitido da banda, mas continuou para terminar o álbum e
tocar na turnê como um músico pago.
Animals, no entanto, foi
considerado mais orientado pela guitarra do que os álbuns anteriores,
tanto pela influência do movimento punk rock quanto pelo fato de que o
álbum foi gravado pelo novo (e por algum acaso, incompleto) estúdio
Britannia Row. O álbum foi o primeiro a não ter uma composição feita por
Wright. Animals, de novo, contém canções longas, ligadas por um tema,
desta vez, tirado em parte do livro Animal Farm (O Triunfo dos Porcos em
Portugal e A Revolução dos Bichos no Brasil) de George Orwell, em que
usou "Pigs" (Porcos), "Sheep" (Ovelhas) e "Dogs" (Cachorros) como
metáforas dos membros da sociedade contemporânea. Apesar da relevante
guitarra, sintetizadores ainda fazem uma importante parte em Animals,
mas é carente do trabalho de saxofone e vocais femininos, utilizados nos
últimos dois anteriores álbuns. O resultado no geral é um trabalho mais
hard-rock, ligados por duas partes de uma peça acústica. Muitos
críticos não receberam muito bem o álbum, considerando-o tedioso e
vazado; apesar de outros críticos falarem bem dele, praticamente por
causa dessas razões. Para a capa do encarte, um porco inflável gigante
foi considerado para voar entre as torres da Estação de Energia
Battersea (Battersea Power Station). No entanto o vento fez com o que
fosse difícil de controlar o balão de porco, e no final foi necessário
inserir a foto do porco na imagem. O porco foi criado pelo designer
industrial e artista Theo Botschuijver. O porco no entanto se tornou um
dos mais memoráveis símbolos do Pink Floyd e porcos infláveis são
utilizados em concertos do Pink Floyd desde então.
A ópera rock de 1979, The Wall,
concebida por Waters, lida com temas como solidão e falha de
comunicação, que foram expressos pela metáfora de um muro construído
entre um artista de rock e sua audiência. O momento decisivo para o
concebimento do The Wall foi durante um concerto em Montreal no Canadá,
no qual Roger Waters cuspiu num membro da plateia enquanto este tentava
subir para o palco - esse foi o ponto onde Waters sentiu a alienação
entre a plateia e a banda. O álbum deu críticas renomadas ao Pink Floyd e
teve um único single, "Another Brick in the Wall (Part 2)", que
alcançou o topo das paradas. The Wall também contém faixas que seriam
comuns em concertos posteriormente, como "Comfortably Numb" e "Run Like
Hell", que são duas das mais conhecidas canções do grupo.
O
álbum foi co-produzido por Bob Ezrin, um amigo de Waters que divide com
ele os créditos em "The Trial". Ainda mais do que as sessões do
Animals, Waters estava certo sobre sua influência artística e liderança
sobre a banda, usando a boa situação financeira da banda a seu favor, o
que trouxe conflito com os outros integrantes. A música se tornou
distintivamente mais hard rock, apesar de grandes orquestrações em
algumas faixas lembram um período passado e têm-se algumas composições
mais calmas também, como "Goodbye Blue Sky", "Nobody Home", e "Vera". A
influência de Wright foi completamente minimizada e ele foi demitido da
banda durante as gravações, somente retornando com um salário fixo, para
tocar nos concertos. Ironicamente, Wright foi o único membro do Pink
Floyd que ganhou algum dinheiro dos shows da turnê do The Wall, os quais
passaram por várias cidades - incluindo Dortmund, Londres, Los Angeles,
Nova Iorque - durante várias noites, e o resto teve que bancar o custo
alto dos mais espetaculares concertos até então. Em 1989, depois do Muro
de Berlin cair na Alemanha, Roger Waters concordou em tocar o The Wall
ao vivo onde ficava originalmente o muro.
Apesar de nunca ter chegado ao
1º lugar das paradas do Reino Unido (chegou ao 3º), The Wall ficou 15
semanas no topo das paradas dos EUA em 1980. Críticos o receberam bem, e
ele chegou aos 23 álbuns de platina pela RIAA pelas vendas de 11,5
milhões de cópias do álbum duplo somente nos EUA. O enorme sucesso
comercial do The Wall fez do Pink Floyd os únicos artistas desde os
Beatles a terem os álbuns mais vendidos de dois anos (1973 e 1980) em
menos de uma década.
Um filme intitulado Pink Floyd:
The Wall foi lançado em 1982, incorporando praticamente toda a música do
álbum. O filme, escrito por Waters e dirigido por Alan Parker, estrelou
o fundador do Boomtown Rats, Bob Geldof, o qual regravou a maioria dos
vocais, e ainda apresenta animação pelo notável artista e cartunista
britânico, Gerald Scarfe. Leonard Maltin, um crítico de cinema, se
refere ao filme como "o maior video de rock do mundo, e certamente o
mais depressivo", mas o filme arrecadou mais de quatorze milhões nas
bilheterias norte-americanas. Uma canção que apareceu no filme "When the
Tigers Broke Free", foi lançada como single. A canção foi lançada
depois na coletânea Echoes: The Best of Pink Floyd e no re-relançamento
do The Final Cut. Também no filme, há a canção "What Shall We Do Now?",
que foi cortada do álbum original devido a duração do vinil. As únicas
canções do álbum que não foram usadas foram "Hey You" e "The Show Must
Go On". O álbum The Final Cut de 1983 foi dedicado ao pai de Waters,
Eric Fletcher Waters. Ainda mais sombrio em sonoridade que o The Wall,
esse álbum re-examinou vários temas anteriormente discutidos, mas se
dirigindo a fatos da época, incluindo a raiva de Waters da participação
da Inglaterra na Guerra das Malvinas, a culpa que ele colocou nos
líderes políticos ("The Fletcher Memorial Home"). E conclui com uma
visão cínica de uma possível guerra nuclear ("Two Suns in the Sunset").
Michael Kamen e Andy Bown contribuíram com trabalho de piano, por causa
da saída de Richard Wright (que não foi formalmente anunciada antes do
lançamento do álbum).
Depois do Final Cut, a Capitol
Records lançou a coletânea Works, que fez com que a faixa de Waters de
1970, "Embryo" estivesse disponível pela primeira vez em um álbum do
Pink Floyd. Os membros da banda foram para seus caminhos separados e
gastaram tempo trabalhando em projetos individuais. Gilmour foi o
primeiro a lançar seu álbum solo About Faceem Março de 1984. Wright
juntou forças com Dave Harris para formar uma banda nova, Zee, a qual
lançou o álbum experimental Identity um mês depois do projeto de
Gilmour. Em Maio de 1984, Waters lançou The Pros and Cons of Hitch
Hiking, um álbum conceitual que já havia sido proposto para a banda.
Waters o havia escrito ao mesmo tempo que The Wall, e quando propôs
ambos projetos para a banda, decidiu-se por The Wall. Um ano depois dos
projetos dos companheiros de banda, Mason lançou o álbum Profiles, em
conjunto com Rick Fenn, o qual teve participações de Gilmour e o
tecladista Danny Peyronel.
Era David Gilmour: 1987-1995
Em Dezembro de 1985 Waters
anunciou que estava saindo do Pink Floyd e descreveu a banda como "uma
força criativa desgastada", embora em 1986 Gilmour e Mason começassem a
gravar um novo álbum para o Pink Floyd. Ao mesmo tempo, Roger Waters
estava trabalhando em seu outro álbum solo, chamado Radio K.A.O.S.
(1987). Uma disputa legal foi inciada por Waters, reivindicando que o
nome "Pink Floyd" deveria ser colocado de lado, mas Gilmour e Mason
seguraram sua convicção que eles tinham direitos legais para continuar
com o "Pink Floyd". O processo acabou se acertando por um acordo fora
dos tribunais.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgOlc7-KhKq_FcnlTnglfq46b0HBo8XvFr61Mq2gv3_3bq-T6gTnZ1aRxpACg6ds_cRs6fns8TojRb12zhl3JuSU0wFOOc1qJ94vFcKRwMEuAyTgqeGBiZiFmqXp7SLdyfBWcLJy4zduBk0/s320/Pink-Floyd+1988.jpg)
Mais tarde, Gilmour admitiu que
Mason e Wright tiveram pouca participação no álbum. Por causa das poucas
contribuições de Mason e Wright, alguns críticos dizem que A Momentary
Lapse of Reason deveria ser considerado como um trabalho solo de
Gilmour, do mesmo jeito que The Final Cut seria um trabalho solo de
Waters. Um ano depois, a banda lançou o álbum ao vivo Delicate Sound of
Thunder (1988) e mais tarde gravou instrumentais para um filme clássico
de corrida, chamado La Carrera Panamericana, filmado no México e com
Gilmour e Mason participando como motoristas. Durante a corrida, Gilmour
e o agente Steve O'Rourke (como seu guia) bateram. O'Rourke teve sua
perna quebrada, mas Gilmour saiu somente com alguns arranhões. Os
instrumentais são notáveis por incluirem o primeiro material do Pink
Floyd co-escrito por Wright desde 1975, tanto como o único material
co-escrito por Mason desde Dark Side of the Moon.
Em 1992, eles lançaram o box
Shine On. O set de 9 CDs incluía relançamentos dos álbuns de estúdio, A
Saucerful of Secrets, Meddle, The Dark Side of the Moon, Wish You Were
Here, Animals, The Wall e A Momentary Lapse of Reason. Um disco bônus
chamado The Early Singles também foi incluso. O encarte incluía caixa
que permitia que os álbuns ficassem em pé juntos, formando a imagem da
capa do Dark Side of the Moon. O texto circular de cada CD inclui as
palavras praticamente ilegíveis "The Big Bong Theory". Nesse ano também
ocorreu o lançamento do álbum solo Amused to Death, de Waters. A próxima
gravação da banda foi o The Division Bell de 1994, que contém muito
mais trabalho em grupo do que o Momentary Lapse teve, com Wright
reinstalado como um membro total do grupo. O álbum foi recebido mais
favoravelmente pelos críticos e fãs do que o Momentary Lapse, mas foi
intensamente criticado como cansativo e feito sob fórmulas. Este foi o
segundo álbum a chegar ao 1º lugar em ambas paradas do Reino Unido e dos
EUA.
The Divison Bell foi outro álbum
conceitual, de alguns jeitos representando a visão de Gilmour nos
mesmos temas que Waters discutiu em The Wall. O título foi sugerido para
Gilmour pelo seu amigo Douglas Adams. Várias das letras foram
co-escritas pela namorada de Gilmour na época, Polly Samson, com quem
ele se casou logo depois do lançamento do álbum. Apesar de Samson, o
álbum conteve a maioria dos músicos que participaram da turnê do
Momentary Lapse. Anthony Moore, que co-escreveu letras para várias
canções do álbum anterior, divide composição com Wright, que teve sua
primeira canção em que teve voz principal desde Dark Side of The Moon,
em "Wearing the Inside Out". A escrita de Moore continuou em
praticamente todas as canções do álbum solo de Wright, Broken China.
A banda lançou o álbum ao vivo
P•U•L•S•E em 1995. Ele chegou ao 1º lugar das paradas dos EUA e contém
canções que foram gravadas da turnê do Division Bell no Earls Court em
Londres. O concerto do Division Bell é uma mistura do clássico e do Pink
Floyd moderno. O concerto em Earls Court marcaria a primeira vez que a
banda tocou inteiramente o Dark Side of the Moon em duas décadas.
Versões de VHS e Laserdisc do concerto de 20 de Outubro de 1994 também
foram lançadas. Uma versão de DVD também foi lançada em 2006 e
rapidamente caiu nas paradas. A caixa de cd de 1994 tinha um LED, o que
fazia com que um ponto vermelho piscasse (pulsasse) uma vez por segundo,
como uma batida de coração. Mais tarde, em 1995, a banda recebeu seu
primeiro e único prêmio Grammy para Melhor Performance de Instrumental
de Rock com "Marooned".
Trabalho solo e mais
Em 17 de janeiro de 1996, a
banda foi indicada ao Hall da Fama do Rock and Roll pelo líder da banda
Smashing Pumpkins, Billy Corgan. Roger Waters não compareceu, ainda
sendo contra seus antigos parceiros de banda. No seu discurso de
entrada, Gilmour disse "Eu terei que pegar um pouco mais desse para
nossos dois integrantes que começaram a tocar em diferentes tons; Roger e
Syd…" Apesar de Mason estar presente quando aceitaram o prêmio, ele não
se juntou a Gilmour e Wright (e Billy Corgan) para sua performance
acústica de "Wish You Were Here". Uma gravação ao vivo do The Wall foi
lançada em 2000, compilada em shows de Londers em 1980-1981, com o nome
de Is There Anybody Out There? The Wall Live 1980-81. Ele chegou ao 19º
lugar nas paradas dos EUA. Em 2001, um disco duplo com as canções mais
conhecidas da banda, chamado de Echoes: The Best of Pink Floyd, foi
lançado. Gilmour, Mason, Waters e Wright colaboraram na edição,
sequenciação e seleção das canções para as faixas. Pequenas
controversias seriam que as canções não seguem uma ordem cronológica e
apresentam material fora do contexto dos álbuns originais. Algumas das
faixas, como "Echoes", "Shine On You Crazy Diamond", "Sheep",
"Marooned", e "High Hopes" tiveram seções substancialmentes retiradas. O
álbum chegou ao 2º lugar das paradas do Reino Unido e dos EUA.
Na semana depois do Live 8,
houve um renascimento em interesse sobre o Pink Floyd. De acordo com a
cadeia de empresas HMV, as vendas de Echoes: The Best of Pink Floyd
aumentaram em 1343%, enquanto Amazon.com constatou aumento das vendas do
The Wall em 3600%, Wish You Were Here em 2000%, The Dark Side of the
Moon em 1400% e Animals em 1000%. Subsequentemente David Gilmour
declarou que ele doaria a sua parte dos lucros desse aumento para
caridade, e incentivou todos os outros artistas e gravadoras que se
envolveram com o Live 8 a fazerem o mesmo. Em 16 de Novembro de 2005, o
Pink Floyd foi indicado no Hall da Fama da Música do Reino Unido por
Pete Townshend. Gilmour e Mason compareceram em pessoa, explicando que
Wright estava num hospital devido a uma cirurgia no olho e Waters
apareceu numa transmissão via satélite, de Roma.
David Gilmour lançou seu
terceiro álbum solo, On an Island, em 6 de Março de 2006 e começou uma
turnê de pequenos shows na Europa, Canadá e EUA. Com a banda estavam
juntos Richard Wright e, durante muitas vezes para o bis, Nick Mason.
Durante a turnê, ele tocou o primeiro single do Pink Floyd, "Arnold
Layne". Waters foi convidado para se juntar a ele em Londres, mas os
últimos ensaios para sua turnê de 2006 o fizeram recusar. Mason se
juntou a Waters em 29 de Junho de 2006 na segunda metade do show em Cork
na Irlanda, onde ele tocou todo o Dark Side of the Moon.
Waters e Wright trabalharam
ambos em álbuns solo, e existem rumores que Waters estaria fazendo uma
versão musical da Broadway de The Wall, com canções extras escritas por
ele. Waters também embarcou em sua turnê mundial "The Dark Side of the
Moon Live Tour", e o repertório consistiu no Dark Side of the Moon
inteiro, junto com algumas seleções de canções do Pink Floyd e algumas
poucas canções solo da carreira do Waters. Waters também contribuiu com a
canção "Hello (I Love You)", co-escrita por Howard Shore, para o filme
de 2007, "A Chave do Universo" (The Last Minzy). Waters teve a sua ópera
"Ça Ira" executada no Brasil durante o 12º Festival de Ópera de Manaus,
com espectáculos nos dias 15, 22 e 24 de Abril de 2008. Durante o
espectáculo do dia 15, Waters esteve presente. O tecladista e membro
fundador do Pink Floyd, Richard Wright dia 15 de Setembro de 2008, aos
65 anos após uma curta batalha contra o câncer.
Direções futuras
Muitos fãs expressaram
esperança de que a apresentação do Live 8 os levariam a uma turnê de
reunião, e uma oferta que bateu recordes, de US$250 milhões, foi
oferecida para uma turnê mundial, mas a banda deixou claro que não
existem planos para tal. Nas semanas depois do show, no entanto, as
rixas entre os membros pareciam ter se acertado. Gilmour confirmou que
ele e Waters estavam em "termos amigáveis", mas Waters tem apresentado
comentários conflitantes desde então, com afirmações que variam de "Eu
posso rolar por um show, mas eu não poderia rolar por uma grande turnê" e
"Eu espero que nós o façamos de novo". Recentemente suas afirmações
indicam seu desejo por tocar de novo, não por uma turnê, mas por um
evento similar ao Live 8.
Em 31 de Janeiro de 2006, David
Gilmour apresentou uma afirmação em nome do grupo dizendo que não
existem planos para uma reunião, indo contra os rumores que a mídia
fizera. Gilmour, mais tarde, afirmou numa entrevista ao La Repubblica
que ele terminou com o Pink Floyd e espera se focar em seus projetos a
solo e sua família. Ele menciona que concordou tocar no Live 8 com
Waters para apoiar a causa, para fazer as pazes com Waters e sabendo que
ele se arrependeria se não o fizesse. No entanto, ele afirma que o Pink
Floyd estaria ansioso para tocar em um concerto "que apoiasse os
acordos de paz de Israel e Palestina". Então falando com a Billboard,
Gilmour mudou seu sentimento "terminou com Pink Floyd" para "quem sabe".
Uma apresentação surpresa, pela formação do Pink Floyd pós-Waters, com
David Gilmour, Rick Wright e Nick Mason ocorreu na última apresentação
do Gilmour no Royal Albert Hall em 31 de Maio de 2006, enquanto os 3
tocaram "Wish You Were Here" e "Comfortably Numb".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEirQwxI8lIUASgWnxBRP4G5FRF8ppx0UIUkQtosmUwAEfY92Zo6o9OHewNi8olUFPa3RMxhupYOVI0-QNrKADSA4W5SHeG-lDWbdDAKtQeqJ3zIsifFPC_XNKJ9IB3rWLcnJdJaJsA_8LJd/s1600/Pink-Floyd-Live-8-July-2005.jpg)
2007 foi o aniversário de 40
anos em que o Pink Floyd assinou com a EMI, e o aniversário de 40 anos
do lançamento dos 3 primeiros singles "Arnold Layne", "See Emily Play" e
"Apples and Oranges" e do seu primeiro álbum The Piper at the Gates of
Dawn. Isso foi marcado pelo lançamento de uma edição limitada contendo
mixagens estéreo e mono do álbum, além de faixas dos singles e gravações
raras. Em 10 de Maio de 2007, Roger Waters tocou em um concerto em
homenagem ao Syd Barrett no Centro Barbican em Londres. Isso foi seguido
de uma apresentação surpresa pelo Pink Floyd pós-Waters, com David
Gilmour, Rick Wright e Nick Mason de "Arnold Layne" para um estrondoso
aplauso e uma ovação em pé. Mas esperanças de um próximo show de reunião
com a formação clássica foi descartada quando Waters não tocou com o
grupo. Roger Waters subiu ao palco aos gritos de "Pink Floyd!" ao qual
ele respondeu "Mais tarde". Gilmour, Mason e Wright subiram ao palco aos
gritos de "Roger Waters!" ao qual Gilmour respondeu educadamente,
"Yeah, ele esteve aqui também, agora o resto de nós."
Mais recentemente, Waters se
tornou mais e mais aberto para uma reunião com o Pink Floyd. Em uma
entrevista em 2007 ele disse "Eu não teria nenhuma problema se o resto
deles quisesse se juntar de novo. E isso nem precisaria acontecer para
salvar o mundo. Isso poderia acontecer somente por ser divertido. E as
pessoas o adorariam."
Em 24 de Setembro de 2007,
Gilmour afirmou sobre uma reunião futura do Pink Floyd, de qualquer
jeito, sendo ela com Roger Waters ou não; "Eu não sei porque eu gostaria
de voltar atrás para aquela coisa antiga. É bastante retrogressivo. Eu
quero olhar para frente, e olhando para trás não é minha alegria." Em 10
de Dezembro (Reino Unido) e 11 de Dezembro (EUA), o Pink Floyd lançou
um novo box, Oh, By the Way contendo todos os 14 álbuns de estúdio com
suas respectivas atuais remasterizações, encarte original de vinil, mais
encarte por Storm Thorgenson. No dia 21 de Maio de 2008, O Pink Floyd
recebeu o prêmio Polar na cidade de Estocolmo,Suécia. O júri declarou
que sua decisão foi baseada na importância do Pink Floyd para a evolução
da música popular, por uni-la à arte, em sua proposta experimental, e
por seu sucesso "capturar e formar reflexões e atitudes para toda uma
geração". O júri declarou ainda que a banda "inspirou e marcou o caminho
para o desenvolvimento do rock progressivo".
Espectáculos ao vivo
O Pink Floyd são
reconhecidos pelos seus prodigiosos espectáculos ao vivo, que combinam
as mais modernas experiências visuais com a sua música para criar um
espectáculo onde os próprios artistas são quase secundários. Os Pink
Floyd, nos seus primeiros tempos, foram das primeiras bandas a usar
jogos de luzes próprios nos seus espectáculos, projectavam slides e
filmes e formas psicodélicas numa grande tela circular. Mais tarde foram
adicionados aos espectáculos efeitos especiais, incluindo lasers,
pirotecnia e balões gigantes (um suíno gigante flutuava sobre a
audiência durante a actuação de "Pigs" do álbum Animals).
O espectáculo mais elaborado que
os Floyd montaram foi o da digressão de The Wall, no qual um grupo de
músicos contratados tocava a primeira canção usando máscaras de borracha
(provando assim que os membros da banda não eram reconhecidos pelas
suas personalidades individuais). Depois, um gigantesco muro era
erguido, separando a banda da audiência e que no final do espectáculo
era demolido por explosões. Este espectáculo foi recriado por Roger
Waters em 1990 no meio das ruínas do Muro de Berlim, convidando para o
efeito músicos conhecidos como Bryan Adams, Van Morrison, Scorpions, The
Band, Joni Mitchell, Cyndi Lauper e Sinéad O'Connor.
Os prodigiosos espectáculos ao
vivo serviram também de base ao grupo de rock ficcionário Disaster Area
de Douglas Adams (criadores do maior barulho do Universo, que usavam
chamas solares nas suas actuações) na série The Hitchhiker's Guide to
the Galaxy. Douglas Adams era amigo pessoal de Gilmour e tocou guitarra
em um dos últimos concertos da tournée de "The Division Bell", sendo que
em uma das datas era seu 42º aniversário.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNjQFgXCnAMOaU9NxONasYHtCl9FN0Vm-C_VJ_-36m_5pq8kCG-lKQp2kg1liB5A9aguEFq-P4bh6oevd-c0vLsxkdvFnn40ICkZV5vdhb_MrcXOPZuwogQpKUl48s2UlWnbGJZCbSWnej/s1600/live8pf3.jpg)
No Brasil
Pela segunda vez no Brasil
(a primeira vez ocorreu em março de 2002), Roger Waters resolve realizar
shows no Brasil, onde a banda pela qual ele fez parte por vários anos,
jamais passou. E com a promessa de tocar o aclamado álbum The Dark Side
of the Moon. Um dos shows realizados em São Paulo ocorreu em 24 de março
de 2007 no estádio do Morumbi. Com pouco mais de 40 mil fãs[carece de
fontes], Roger abriu o show com a tradicional "In the Flesh" (The Wall)
acompanhado de fogos de artifício e um show de iluminação.
Após clássicos como "Shine On
You Crazy Diamond" e "Wish You Were Here", ele toca "Sheep" e um porco
voador rodeia o estádio e é solto no céu noturno. Depois do intervalo de
dez minutos, Roger volta para tocar o álbum The Dark Side of the
Moon. Também houve um show no Rio de Janeiro com cerca de 33 mil fãs,na
Apoteose também com o álbum The Dark Side of the Moon e finalizando o
show com a música "Another Brick In The Wall".
O lendário Roger Waters |
Integrantes
* Syd Barrett — vocal, guitarra (1965—1968)
* Roger Waters — vocal, baixo, guitarra, percussão, programação (1965—1996; 2005)
* Richard Wright — teclado, vocal, órgão, piano, sintetizador, mellotron(1965—1979; 1987—1996; 2005)
* Nick Mason — bateria, percussão, programação (1965—1996; 2005)
* David Gilmour — vocal, guitarra, baixo, teclado, efeitos especiais (Dezembro de 1967—1996; 2005)
* Bob Klose — guitarra (1965)
Discografia
* The Piper at the Gates of Dawn (1967)
* A Saucerful of Secrets (1968)
* More (1969)
* Ummagumma (1969)
* Atom Heart Mother (1970)
* Meddle (1971)
* Obscured by Clouds (1972)
* Dark Side of the Moon (1973)
* Wish You Were Here (1975)
* Animals (1977)
* The Wall (1979)
* The Final Cut (1983)
* A Momentary Lapse of Reason (1987)
* The Division Bell (1994)
Videografia
* Live at Pompeii (1972)
* The Wall (1982)
* Delicate Sound of Thunder (1988)
* La Carrera Panamericana (1992)
* P-U-L-S-E (1994)
* London '66-'67 (1995)
* Live at Pompeii: Directors Cut (2003)
* Classic Albuns: The Dark Side of the Moon (2003)
Outros
* The Man & The Journey (1969)
Bibliografia
* Desde 1982, e durante dez anos, a fanzine "The Amazing Pudding" documentou as actividades da banda.
*
Durante o concerto de 27 de abril de 2008, que encerrou o Festival de
Artes e Música Coachella Valley, realizado no deserto a leste de Los
Angeles, o porco insuflável gigante, marca registada do ex-líder do Pink
Floyd, Roger Waters e que integrava as apresentações do Pink Floyd
desde 1977, soltou-se das amarras e saiu voando sobre o público do
festival, perdendo-se. Os organizadores estão oferecendo uma recompensa
de US$ 10 mil e quatro ingressos vitalícios para quem o encontrar e
devolver.